top of page

Review de Optolong 3nm Filtro Banda Estreita


Como usuário de longo prazo do produto Optolong, sempre confiei na qualidade do produto. Os filtros de banda estreita da Optolong me ajudaram a fazer imagens no centro de Sao Paulo Bortle 9. Eu usava a versão 1 dos filtros de 7nm com meu 1600mm pro e depois versão 2 com 294mm pro. A segunda iteração dos filtros de 7nm aliviou bastante o problema do halo sobre estrelas brilhantes, embora menos, mas ainda apresentado no canal Oiii. É por isso que estou feliz ao saber que a empresa lançou suas filtros de banda estreita de 3 nm e solicitei imediato uma unidade de review.





Teoricamente, a passagem de banda de 3 nm pode ajudar a isolar ainda mais o sinal desejado contra a poluição luminosa de fundo. Por isso pode ser um divisor de águas para pessoas que fazem imagens de áreas PL alta. Felizmente ou infelizmente, mudei-me do centro da cidade de São Paulo (Bort 9) para Ribeirão Preto (Bortle 7), então fiquei com algumas dúvidas se o filtro de 3nm ainda pode fazer efeito. Depois de pensar um pouco, decidi fazer o teste com uma lua de 70% no céu, para simular o efeito da poluição luminosa intensa.


Para o teste estou usando meu Skyrover 70SA Astrograph, que é um quadrupleto com uma razão focal f5 razoável, nem muito rápido nem muito lento. Câmera Estou usando a recém-adquirida ZWO 2600MM Pro.



Eu pensei um pouco na seleção de alvos de acordo com o meu lugar e como realmente testar o filtro. Finalmente eu decidi testar a região Vela SNR, por sua estrutura tenue e composição dos sinais Ha e Oiii. Juntamente com 70% de lua no céu, acho que dará ao conjunto de filtros de 7nm e 3nm uma boa comparação.



Então, primeiro com uma exposição de 300 segundos do canal Ha e Oiii, com meus filtros tradicional de 7nm. Todos são frame único sem qualquer calibração.


Ha channel, Optolong 7nm, 300s


Detalhe de Ha , Optolong 7nm, 300s


6.5nm Optolong Oiii, 300s


Detalhe of 6.5nm Optolong Oiii, 300s


Você pode ver que o conjunto de 7nm fez um ótimo trabalho ao captar os sinais de emissão em Ha e O3. O3 tem um gradiente leve provavelmente devido à luz da lua, mas nada com um simples DEB/ABE não pode corrigir.


Agora com o tão esperado set de 3nm. Primeiramente ha.

Ha channel, Optolong 3nm, 300s


Crop of Ha channel, Optolong 3nm, 300s


A impressão imediata é que o 3nm traz uma imagem muito mais limpa, o maior impacto é o menor tamanho da estrela, e o filamento do SNR é mais definido no 3nm que o 7nm.


Vamos verificar o canal Oiii de 3nm agora.

3nm Optolong O3, 300s


detalhe 3nm Optolong O3, 300s


Oiii continua o desempenho do Ha, estrelas são menores, imagem mais limpa, detalhes um pouco mais definidos. O gradiente pela luz da lua em 6.5 nm também desapareceu no 3nm. Definitivamente uma grande melhoria em relação ao irmão de 6,5 nm.


Agora eu coloco uma comparação lado a lado para você ter uma ideia melhor.





Através da comparação, estou bastante impressionado com a capacidade do filtro Optolong 3nm. Ele teve um desempenho extremamente bom no meu site Bortle 6/7, acredito que a diferença seja ainda maior na área Bortle 8/9. A meu ver, os 3nm têm pelo menos 4 vantagens:

1. Estrelas menores

2. Melhor isolamento para sinais de emissão

3. Mais corte contra PL

4. Não há necessidade de aumentar o tempo de exposição. Este é o meu equívoco antes. Eu costumava pensar que o 3nm bloquearia mais luz, então teria menos sinal. A verdade é que só bloqueará a luz que você não quer. Para o sinal que você está precisando, ele coleta o mesmo ou até mais em comparação com o conjunto tradicional de 7nm! Então aumentar o tempo de exposição não é necessário!


Infelizmente, não tenho uma conclusão final sobre a questão do halo contra estrelas mais brilhantes por causa da seleção do alvo. Mas para focar em Sirius eu não notei nenhuma halo. Darei um relatório de acompanhamento sobre o problema assim que tiver a chance.


Conclusão, o conjunto de filtros de banda estreita Optolong 3nm é realmente uma ótima atualização comparando o tradicional 7nm. No geral, oferece uma melhor relação sinal-ruído, portanto, a imagem final mais limpa e pode ser um salva-vidas para os quem fotografar no centro da cidade, especialmente no canal Oiii, que é mais suspeito de poluição luminosa e luz da lua. Certamente é muito mais caro que o 7nm, que ainda é um bom produto. Mas para aqueles que tem condição financeira, eu recomendo a 3nm para mehor desempeho em todo sentido.


Finalmente, abaixo está a imagem final da sessão, apenas 85 minutos entre Ha e Oiii em um escopo F5, que está longe de ser suficiente para este alvo fraco. Mas os resultados finais me encantam e pude imaginar os belos resultados depois de dedicar mais tempo de integração.


Informação Técnica: OTA: SkyRover Super Astrograph 70/350 Camera: ZWO ASI2600MM Pro Montagem: Ioptron GEM45 Frames: Optolong Ha 3nm 8x300, Optolong Oiii 3nm 9x300 Tempo total: 85 minutos Bortle 6, Ribeirao Preto 23/03/2022

Céus limpos e muitos fótons coletados!


Le

Fóton Astro Equipamentos


114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Produtos relacionados

bottom of page